Atividades
Além das áreas de estudos como:
– Linguagem
– Raciocínio lógico-matemático
– Natureza
– Sociedade
– Movimento
– Artes
– Música
-Projeto
– Inglês ( na grade e opção de Bilingue)
– Mindfullness
– Circo (extracurricular)
Yoga e Mindfulness
Durante as aulas de Yoga as crianças exercitam técnicas de relaxamento e respiração para gerar calma e tranquilidade, combatendo o estresse, a tensão, a agitação e a ansiedade, tão comuns no universo infantil. Aprendem também métodos para desenvolver a concentração, a memória e o raciocínio, beneficiando o processo de aprendizagem. As crianças adquirem uma maior consciência do corpo, maior desenvolvimento psicomotor e melhora da postura corporal.
Psicomotricidade
A Psicomotricidade é o primeiro contato da criança fora do ambiente familiar. Esta primeira etapa tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para potencializar a evolução das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, as aulas de Psicomotricidade são de extrema importância e proporcionam hábitos de vida saudável e qualidade de vida futura.
Nesta fase, a criança amplia a percepção do universo que a cerca e a Psicomotricidade ajuda a promover uma grande diversidade de experiências: – descobrir o próprio corpo e seus limites, se relacionar com o outro, se expressar emocionalmente e ativar a criatividade são alguns exemplos.
Música
Atividades que aprimoram o ritmo, a organização corporal e a coordenação motora. Desenvolvem a dicção, a respiração, entonação de voz e o vocabulário. Proporcionam relaxamento e estimulam a expressão através do canto, dos sons corporais e do contato com os instrumentos.
Desenvolvem a memória sonora e sequencial através de diferentes elementos como letra das canções, timbres, tempos e tonalidades. Propiciam familiarização com os elementos e o fazer musical, além da percepção dos elementos musicais de forma lúdica.
Possibilitam proximidade com o folclore, a história e diversas culturas através de diferentes instrumentos e canções, trabalhando a empatia e a aceitação das diferenças. Trabalham a atenção, a concentração, o foco e a criatividade.
Artes
Reggio Emília e a Arte como ferramenta para a construção do processo de conhecimento
A concepção de Ateliê transgride essa prática tradicional e nos aproxima de salas e laboratórios expressivos e criativos com as linguagens entrelaçadas, sem fragmentação. Crianças aprendendo com ocorpo todo em ação, todos os sentidos, diversas possibilidades e ludicidade. Não há maisatividades de artes e sim proposições onde são os bebês e as crianças que dão sentido para as experiências.
No ateliê como um espaço de pesquisa, conhecimento e experimentação, o educador é um mediador que prepara com intencionalidade o espaço e os materiais para a exploração, faz boas perguntas e comentários que ajudam a criança a pensar; cria novas possibilidades, observa e escuta como a criança se relaciona com o espaços, os materiais e as pessoas, como acontecem os processos e as pesquisas.