Conheça nossa Escola
Um lugar onde o acolhimento e o respeito por cada indivíduo, é base para idealização do nosso projeto pedagógico.
As crianças tem
direito de ter
amigos.
Bem-vindo ao Espaço Cirandar
Um lugar onde o Educador se dispõe a dar escuta e estimula o protagonismo, respeitando o ritmo e o tempo da criança, ofertando-lhe o caminho ao invés do endereço, compreendendo e respeitando as rotas escolhidas.
DE OLHO NO FUTURO
As crianças, no Espaço Cirandar, são encorajadas a explorar os ambientes e se expressar através de todas as suas linguagens naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações e música. Promovendo assim o olhar para os indivíduos que serão a base do futuro próximo.
AUTONOMIA
O ser autônomo e protagonista da sua própria história, é um processo e para que consigamos atingir este objetivo, Educadores e pais devem conjugar da mesma ideia de proporcionar situações e ambientes de aprendizado.
INDIVÍDUO
Cada um é um ser único e deve ser respeitado em sua essência, a construção desta história será fruto do desenvolvimento e percepções apresentadas a cada um de nós.
Princípios da Abordagem Reggio Emilia
1. A criança é protagonista de seu desenvolvimento.
2. Adulto como colaborador, observador e guia do processo de aprendizagem das crianças.
3. Ambiente como ferramenta importante para relações, comunicações e encontros.
4. ‘Pedagogia da escuta’. Ouvir a criança como gostariam de serem ouvidos eleva sua autoestima.
5. Vivência coletiva. A experiência em sociedade, o aprendizado em comunidade e a cooperação são fundamentais para o desenvolvimento das crianças como indivíduos.
6. Importância da criatividade para conectar: ética e estética; razão e imaginação. A arte (em todas suas expressões) é entendida como uma maneira de pensar.
7. A documentação do trabalho como entendimento e valorização do seu processo (não apenas de seu resultado).
Alimentação da Escola
A alimentação escolar feita em nossa cozinha é preparada com todo o cuidado, carinho e qualidade nutricional. É um dos diferenciais da nossa escola. Ensinamos as crianças a se servirem e terem autonomia também no horário das refeições, sempre acompanhados e auxiliados quando necessário.
Contraturno em Inglês
Visando trazer o bilinguismo como opção para as famílias do Cirandar, fizemos uma parceria com a Escola Joy de inglês e juntos estruturamos o contraturno em inglês. Durante o período da tarde, nossos alunos podem optar por fazerem 3 horas do período escolar em uma segunda lingua.
O estímulo oferecido é capaz de promover mudanças significativas nos alunos nos quesitos de atenção, raciocínio, ajuda no controle inibitório e as chances de fluência são bem maiores.
Mas nós entendemos que algumas famílias não querem essa opção e por isso nós oferecemos a oportunidade não obrigatória.
Opcional – extracurricular
Inclusão
Ao cuidarmos de crianças atípicas acabamos desconstruindo coisas que acreditamos que sabemos, as crianças constroem e com elas aprendemos, não importando seu déficit. A psicopedagoga fundadora olha para as crianças com um olhar diferenciado e trata deficiências como questões, como todas as crianças têm e cuida para que tenha uma solução de aprendizado cognitivo, emocional, social e motor.
A escola é diferente. É rústica, mas preocupada com educação, formação > indivíduo com opinião e respeito ao próximo.